sábado, 1 de setembro de 2012

AULAS ARTE ATUAL

ARTE ATUAL

A arte se tornou algo bastante complexo. No fim das contas, se alguém disser "A Mona Lisa é arte porque é bela", e outra pessoa disser, "A Mona Lisa não é arte porque não é bela", fica difícil chegar a uma conclusão. Outros debates quentes abordaram que a arte deveria ter um propósito didático ou simplesmente ser um meio de agradar os sentidos criando e celebrando objetos bonitos. Muitas pessoas dizem que arte não tem que ser bonita, na essência, dizendo que "A Mona Lisa não é bonita, mas é arte". A resposta natural é "como você sabe?", arte é justamente a diversidade das formas. Uma dessas diversidades são os grafiteiros e pichadores. Então pichador é artista, porque domina a linguagem entende e se comunica com outros. Ao entender que a materialidade para aplicar seu trabalho precisa ser resolvida, não pode continuar marginal ou ilegal. Daí vamos levá-los a Bienal novamente, né?!

 MAS PRECISAMOS ACEITAR O BELO DE UMA OBRA DE ARTE, do contrário perdemos.
Analisarmos se o artista realmente criou sua linguagem, se é autentico ou se copiou simplesmente o trabalho de pesquisa de outro.
Conviver com o artista, com a arte é normal.
Entender de arte também.
Porque hoje o principal conhecimento é o artístico cultural.
Para que?
Para criarmos soluções, criarmos obras e futuro.










Programação
Professores terão dois dias para visitar a 30ª Bienal antes da abertura para o público

Os dias 05 e 06 de setembro estão reservados para visitas exclusivas para professores, líderes comunitários, educadores sociais e culturais à 30ª Bienal – A iminência das poéticas. A abertura oficial para o público acontecerá no dia 07 de setembro.

A intenção é que os professores possam aproveitar essa visita exclusiva para conhecer as obras e artistas da mostra e planejar a visita com seus grupos de alunos.

As visitas exclusivas acontecerão em quatro horários diferentes e serão realizadas pelos coordenadores do Educativo Bienal. No total serão 1600 vagas.

O agendamento para participar das visitas exclusivas para professores acontece exclusivamente através do site da empresa de logística Diverte Cultural - www.divertecultural.com.br  - até 03 de setembro ou até o término das vagas.

Serviço:

O quê: Agendamento de visitas orientadas exclusivas para professores à 30ª Bienal – A iminência das poéticas
Período de inscrições: Até 3 de setembro ou até o término das vagas
Local das Inscrições: No site da Diverte Cultural – www.divertecultural.com.br
Dias das visitas: 05 e 06 de setembro (quarta e quinta-feira)
Horários: 9h30, 11h30, 14h e 16h
Total de vagas: 1600
Local das Visitas: Pavilhão da Bienal de São Paulo – Parque do Ibirapuera – Portão 3 
Mais informações: Educativo Bienal – (11) 5576-7611 – educativo@bienal.org.br

No vídeo abaixo você confere depoimentos de professores que participaram de alguns Encontros de Formação da 30ª realizado pelo Educativo Bienal.

TV ARTPONTO